Lucas 15.1-13
1. Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo.
2. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
3. Então Jesus lhes contou esta parábola:
4. "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
5. E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz:
6. ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
7. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
8. "Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
9. E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
10. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
11. Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
13. "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
Esse texto que lemos narra uma parábola que Jesus Cristo conta em uma reunião de pessoas.
1) Ovelha perdida – onde no versículo 4 o Senhor coloca que demos buscar a ovelha perdida, uma apenas uma de desviou do rebanho, então deixando as 99 em segurança o homem tem que ir atrás daquela 1 que se perdeu, a ovelha tem vida.
2) Dragma – que é um valor em espécie da época uma moeda, no versículo 6 demonstra que mesmo perdendo uma só, faz de tudo para encontrar aquela perdida, dragma não tem vida é um objeto.
O fechamento desta parábola é a narração do filho pródigo que reúne os dois exemplos acima: a ovelha que se perdeu que é o próprio filho pródigo e o filho mais velho que vou compará-lo a dragma.
1. Os filhos tinham um a vida boa, abastada, possuíam uma família, animais, criados, desta forma podemos imaginar que estavam bem de vida.
1.1. Tinham um excelente administrador em suas vidas e esse administrador era seu Pai, assim também é conosco se colocarmos Deus como nosso pai e Senhor dos Senhores cuidando de nossas vidas tudo vai bem, ele cuidará dos mínimos detalhes, Ele cuida e nos quer vem bem, mas para isso não podemos ter nossas vidas de forma dividida, um pouco na casa do Pai e outro pouco lá fora.
2. Porém o filho mais novo começa a olhar e ter curiosidade pelas coisas lá de fora..., e começa a desejar as coisas lá de fora;
2.1. O inimigo o diabo enganou o filho mais novo e continua enganando muita gente;
2.2. Muitas pessoas começam a olhar para as coisas lá fora e achar que ficar com Cristo é ter que viver preso, pois não podemos fazer nada..., poxa lá fora pode tudo, lá parece o Ceú;
2.3. As coisas estão tão nas avessas tem tanta gente lá fora que as pessoas passam a achar normais as atitudes de lá de fora então passamos nós a estrar na contra mão do mundo;
3. Até que o Filho levado pela enganação do mundo – exemplo de propagada de cigarro, bebida para chamar a atenção cria uma ilusão é isso que o inimigo faz cria uma ilusão;
4. O filho então resolve pedir sua parte na herança, na verdade ele não queria a herança, pois conforme lemos depois de pouco tempo ele vai embora.
4.1. Será que não fazemos com Deus a mesma coisa, porque se Deus que administra nossa vida queremos tomar decisões sem consultar a Deus? Porque Pensar em si próprio, porque não entregar nossa vida integralmente nas mãos do Senhor Jesus?
4.2. O filho pródigo vai embora com a expectativa de vencer longe do PAI, porém não vencemos longe do Senhor.
4.3. Podemos até ganhar o mundo como ele fez, mas, perdemos a salvação.
4.4. As pessoas que estão lá fora parecem que tomam um anestésico elas não percebem como vão caindo, parece o conto da Alice no País das Maravilhas que cai no poço e não percebe o quanto está se afundando, se perguntar para onde está indo vai dizer não sei;
5. Cristo mostra através desta parábola a humilhação que chega as pessoas que se desviam do caminho Dele, lá no versículo 16, Ele desejava mas ninguém lhe dava nada, nem lavagem dos porcos,
6. Ele lembra que na casa de seu Pai os seus empregados tem fartura e ele lá passando fome.
7. Quem é o Pai desta história? Deus
8. Deus tem inimigo ? Sim
9. Quem é ? Diabo
10. O diabo tem poder contra vida dos filhos de Deus? Não
11. A única maneira dele atingir a vida de um filho de Deus é tirando ele da presença do Senhor.
12. O filho pródigo perdeu
* não só o dinheiro mais sim a dignidade, * cheio de vergonha vai ter que abaixar a cabeça e voltar para o Pai –
* exemplo das pessoas que saem no nordeste achando que São Paulo vai ser a diferença;
13. Ele chega de volta aos braços do Pai e quem está lá de braços abertos esperando...
* o Pai assim como no início do capítulo * o Pai se preocupa com uma ovelha se ela estiver perdida e nós que devemos ser imitadores de Cristo que gostamos de falar de missões como se missões fosse somente atravessar continentes, viver perigosamente nos países da janela 10x40, não missões é falarmos do evangelho,
* é mostrar com nossas atitudes o que Deus faz em nossas vidas, como é bom viver uma vida de evangelho, qual é a referência que nossa família tem de eu ser evangélica?
* Agora o filho mais velho chega e qual é atitude dele?
* 14.1. Romanos 8 1-2 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
14.2. Não o filho mais velho se irritou com a situação, como assim festa para aquele que nos abandonou eu aqui que continuei na casa de meu pai não ganhei nada e ele até festa ganhou?
14.3. Ele parece com a DRAGMA, pois mesmo estando na casa do Pai, acabou se transformando em insensível, intolerante, amargo, não tá nem aí com aqueles que saíram da presença de Deus, de vez ficar feliz com o retorno do seu irmão está pensando somente em si próprio.
14.4. Missões é estarmos como Cristo, não só pensando em nós mesmos missões é evangelização, um abraço, um telefonema, uma oferta para que seja chegada a quem não tem acesso “A palavra de Deus”, oração.
15. Gostamos de estar seguros mais a nossa segurança está na presença de Deus, nas experiências que temos com nosso Deus, pois por meio das experiências que sabemos o Deus está sobre nossas vidas.
16. Devemos ser imitadores de Cristo, como Ele fazia missões era falando para multidões, era orando pelas pessoas era estando sensível ao redor. Que possamos criar o habito de pensarmos no próximo, e com isso estaremos fazendo MISSÕES.
FONTE.
autora
Angela Levatte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Faça sugestões, sobre este Blogger Obrigado !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.