Introdução
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o
Cristo.” – Atos 5:42
O método de Grupos Familiares é bíblico.
O Senhor Jesus treinou os seus discípulos, dando as orientações necessárias, e os enviou de casa-em-casa (Lucas 9:1-6). Posteriormente, enviou outros 70 discípulos também de casa em casa (Lucas 10:1-10), os quais regressaram “possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome” –
Lc 10:17. Qual o propósito do Senhor Jesus ao enviá-los?- O prosseguimento da obra e a expansão do seu Reino por todo o mundo.
Lucas 5.27-32
Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disselhe: Segue-me! - Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.
Então, lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa. Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
Características do Líder:
✓Obter compromisso uma vez por semana, na casa.
✓Prestação de contas do Grupo, somente Líder do Grupo indicado pelo Pastor.
✓Função Orientação espiritual ao novo convertido, no que diz respeito às disciplinas básicas de um discípulo e a preparação para o batismo
Tamanho e Abertura do Grupo: É aberto a todos que queiram participar, o máximo 10 pessoas, passando esse numero ficara mais difícil o controle do GCEU.
Modelo Bíblico: Priscila e Áquila com Apolo em tos 18.24-26. Na verdade , no livro de Atos, o padrão era batizar imediatamente após a profissão de fé. O modelo de um grupo para novos convertidos surgiu logo após do livro de Atos: o catecumenato ( ou ensino)
ORIENTAÇÃO SOBRE AS REUNIÕES NAS CASAS
•Os líderes de grupos serão devidamente orientados, treinados. Verão que a liderança das reuniões é a coisa mais fácil do mundo! Em pouco tempo outros membros do grupo se habilitarão à direção. Alguns grupos crescerão rapidamente, e, ao atingirem o número de dez participantes, poderão ser desdobrados em dois, dando origem a um novo grupo.
•Tem muita gente simpática à ideia de grupos familiares, que não possuir o dom de pregar. Não é preciso. Qualquer pessoa alfabetizada estará habilitada a dirigir um grupo. As lições serão sempre distribuídas antecipadamente, com tempo suficiente para o estudo
individual.
•Na reunião do grupo, o líder fará os comentários conclusivos (que poderão ser lidos), dará as respostas (para dissipação de dúvidas) que terá recebido do líder (Pastor da Igreja Local, ou líder nomeado pelo pastor),
•Coordenará a reunião, tomando
•O programa poderá ser: - um ou dois cânticos; leitura dos comentários conclusivos da lição; fornecimento de respostas; breves opiniões dos presentes; recolhimento de pedidos de orações; orações intercessórias; e a distribuição da lição seguinte.
Para o anfitrião da casa: "aquele que recebe em casa" Para atrair os vizinhos há muitas formas
•convite direto. Uma boa idéia é criar um formulário de Pedido de Oração,
•Distribuir aos vizinhos para que preencham com os seus pedidos.
•Meia hora antes da reunião, alguém passa para recolher os pedidos e aproveita para convidar a pessoa para a reunião, a fim de conhecer aqueles que estão orando por sua vida.
Uma forma de facilitar a aceitação do convite por parte dos convidados é servir um chá após as reuniões. Neste caso, as pessoas seriam convidadas para um “chá” seguido de breve momento de meditação. É uma estratégia boa. Funciona bem. A decisão de servir ou não o chá, ficará à critério de cada grupo, consoante entendimento prévio com o líder distrital
Obs.O fator de controle dos grupos familiares é o pastor, supervisionado por um Líder nomeado
pelo Pastor Titular da Igreja
10 Qualificações do Líder (GCEU)
1.Uma pessoa Temente a Deus
2.Submisso ao Pastor Local
3.Responsável com suas Atividades
4.Leitor assíduo da Palavra de Deus
5.Que tenha uma Vida de Oração
6.Possua ética Cristã
7.Possua uma vida de oração em prol do grupo
8.Pontual com seus compromissos
9.Que tenha uma vida intima com o Espírito santo de Deus
10.Que possua amor, paixão pelas almas
Instruções para o Discipulador:
Ajudara transformar novos fiéis em poderosos discípulos de Jesus Cristo não é simplesmente uma questão de encher suas mentes com informações. Pelo contrário, é questão de ajudá-los a terem seus corações capturados e transformados por Jesus. Verdadeiros discípulos de Jesus tem corações que foram libertos das ciladas do pecado e da auto-centralização e que agora pertencem inteiramente a ele enquanto caminham em obediência. Conforme você se prepara para discipular novos fiéis, aqui há duas verdades importantes que precisam ser lembradas:
1. A maneira mais eficaz de discipular os novos fieis é vivenciar em sua própria vida as
verdades que quer ensinar. Isto é o que fez de Jesus um discipulador de homens tão eficaz. Conforme ensinar as lições seguintes, você precisa ter certeza de que cada uma destas características faz parte de sua própria vida, antes de ensiná-las a outros.
2.Conforme ensinar essas lições, peça a Deus para te encher com amor e compaixão pela pessoa ou pessoas a quem está discipulando.
3.Nunca humilhe um novo convertido ou deixe-o envergonhado de qualquer forma. Seja animado sobre as respostas que ele der as suas respostas e o encoraje e afirme-o de qualquer jeito possível.
MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO
1.COMEÇAR PONTUALMENTE A REUNIÃO COM UMA
2.CHEGAR PELO MENOS 20 MINUTOS MAIS CEDO
3.PROCURE FAZER UM AMBIENTE DESCONTRAÍDO
4.LEMBRANDO QUE DEVE SER SENTADO EM CIRCULO
5.NA PRIMEIRA NOITE SEPARE UM TEMPO INICIALMENTE PARA SE CONHECER (O GRUPO) CERCA DE
6.PODENDO TER DOIS LOUVORES MÁXIMO
7.40-50 MINUTOS LEITURA DO ESTUDO
8.MOMENTO DE DEBATE DO ESTUDO TROCA DE OPINIÕES 10 MINUTOS
9.10 MINUTOS PARA COMPARTILHAR IDEIAS, ESTUDO E ORAÇÃO.
10.ORAÇÃO FINAL PODE SER DE MÃOS DADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Faça sugestões, sobre este Blogger Obrigado !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.