15 de mai. de 2018

Liderança de Pequenos Grupos

Introdução

“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o
Cristo.” – Atos 5:42

O método de Grupos Familiares é bíblico. 
O Senhor Jesus treinou os seus discípulos, dando as orientações necessárias, e os enviou de casa-em-casa (Lucas 9:1-6). Posteriormente, enviou outros 70 discípulos também de casa em casa (Lucas 10:1-10), os quais regressaram “possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome” –
Lc 10:17. Qual o propósito do Senhor Jesus ao enviá-los?- O prosseguimento da obra e a expansão do seu Reino por todo o mundo.

Lucas 5.27-32
Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disselhe: Segue-me! -  Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.
Então, lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa.  Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
  Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.   Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.

Características do Líder: 
✓Obter compromisso uma vez por semana, na casa. 
✓Prestação de contas do Grupo, somente Líder do Grupo indicado pelo  Pastor.
✓Função Orientação espiritual ao novo convertido, no que diz respeito às disciplinas básicas de um discípulo e a preparação para o batismo

Tamanho e Abertura do Grupo: É aberto a todos que queiram participar, o máximo 10 pessoas, passando esse numero ficara mais difícil o controle do GCEU.

Modelo Bíblico: Priscila e Áquila com Apolo em tos 18.24-26. Na verdade , no livro de Atos, o padrão era batizar imediatamente após  a profissão  de fé. O modelo de um grupo para novos convertidos surgiu logo após  do livro de Atos: o catecumenato ( ou ensino)

ORIENTAÇÃO SOBRE AS REUNIÕES NAS CASAS  

•Os líderes de grupos serão devidamente orientados, treinados. Verão que a liderança das reuniões é a coisa mais fácil do mundo! Em pouco tempo outros membros do grupo se habilitarão à direção. Alguns grupos crescerão rapidamente, e, ao atingirem o número de dez participantes, poderão ser desdobrados em dois, dando origem a um novo grupo.
•Tem muita gente simpática à ideia de grupos familiares, que não possuir o dom de pregar. Não é preciso. Qualquer pessoa alfabetizada estará habilitada a dirigir um grupo. As lições serão sempre distribuídas antecipadamente, com tempo suficiente para o estudo

individual
•Na reunião do grupo, o líder fará  os comentários conclusivos (que poderão ser lidos), dará as respostas (para dissipação de dúvidas) que terá recebido do líder (Pastor da Igreja Local, ou líder nomeado pelo pastor), 
•Coordenará a reunião, tomando 
•O programa poderá ser: - um ou dois cânticos; leitura dos comentários conclusivos da lição; fornecimento de respostas; breves opiniões dos presentes; recolhimento de pedidos de orações; orações intercessórias; e a distribuição da lição seguinte.
Para o anfitrião da casa: "aquele que recebe em casa" Para atrair os vizinhos há muitas formas
•convite direto. Uma boa idéia é criar um formulário de Pedido de Oração, 
•Distribuir aos vizinhos para que preencham com os seus pedidos. 
•Meia hora antes da reunião, alguém passa para recolher os pedidos e aproveita para convidar a pessoa para a reunião, a fim de conhecer aqueles que estão orando por sua vida. 
Uma forma de facilitar a aceitação do convite por parte dos convidados é servir um chá após as reuniões. Neste caso, as pessoas seriam convidadas para um “chá” seguido de breve momento de meditação. É uma estratégia boa. Funciona bem. A decisão de servir ou não o chá, ficará à critério de cada grupo, consoante entendimento prévio com o líder distrital 

Obs.O fator de controle dos grupos familiares é o pastor, supervisionado por um Líder nomeado
pelo Pastor Titular da Igreja

10 Qualificações do Líder (GCEU)

1.Uma pessoa Temente a Deus
2.Submisso ao Pastor Local
3.Responsável com suas Atividades
4.Leitor assíduo da Palavra de Deus
5.Que tenha uma Vida de Oração
6.Possua ética Cristã
7.Possua uma vida de oração em prol do grupo
8.Pontual com seus compromissos
9.Que tenha uma vida intima com o Espírito santo de Deus
10.Que possua amor, paixão pelas almas

Instruções  para o Discipulador:

Ajudara transformar novos fiéis em poderosos discípulos de Jesus Cristo não é simplesmente uma questão de encher suas mentes com informações. Pelo contrário, é questão de ajudá-los a terem seus corações capturados e transformados por Jesus. Verdadeiros discípulos de Jesus tem corações que foram libertos das ciladas do pecado e da auto-centralização e que agora pertencem inteiramente a ele enquanto caminham em obediência. Conforme você se prepara para discipular novos fiéis, aqui há duas verdades importantes que precisam ser lembradas: 

1. A maneira mais eficaz de discipular os novos fieis é vivenciar em sua própria vida as

verdades que quer ensinar. Isto é o que fez de Jesus um discipulador de homens tão eficaz. Conforme ensinar as lições seguintes, você precisa ter certeza  de que cada uma destas características faz parte de sua própria vida, antes de ensiná-las a outros.

2.Conforme ensinar essas lições, peça a Deus  para te encher com amor e compaixão pela pessoa ou pessoas a quem está discipulando. 

3.Nunca humilhe um novo convertido ou deixe-o envergonhado de qualquer forma. Seja animado sobre as respostas que ele der as suas respostas e o encoraje e afirme-o de qualquer jeito possível. 

MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO

1.COMEÇAR PONTUALMENTE A REUNIÃO COM UMA
2.CHEGAR PELO MENOS 20 MINUTOS MAIS CEDO
3.PROCURE FAZER UM AMBIENTE DESCONTRAÍDO
4.LEMBRANDO QUE DEVE SER SENTADO EM CIRCULO
5.NA PRIMEIRA NOITE SEPARE UM TEMPO INICIALMENTE PARA SE CONHECER (O GRUPO) CERCA DE  
6.PODENDO TER DOIS LOUVORES MÁXIMO 
7.40-50  MINUTOS LEITURA DO ESTUDO  
8.MOMENTO DE DEBATE DO ESTUDO TROCA DE OPINIÕES 10 MINUTOS
9.10 MINUTOS PARA COMPARTILHAR IDEIAS, ESTUDO E ORAÇÃO.
10.ORAÇÃO FINAL PODE SER DE MÃOS DADAS. 

MISSOES “O MEU CHAMADO”






MISSOES  “O MEU CHAMADO”



INTRODUÇÃO:

apregoar ( transitivo direto, divulgar por pregão; anunciar em voz alta, tornar de conhecimento público; publicar, divulgar.
·         "um camelô apregoava canetas e isqueiros"
·         Nos semáfaros, os vendedores de água, sorvete, e outros produtos
·         Carros de Som que passa nas ruas
·         Ativistas apregoam:
·       O ativismo político 
·         imprensa por vezes usa o termo ativismo como sinônimo de manifestação ou protesto. Nas ciências políticas, também pode ser sinônimo de militância, particularmente por uma causa.
·         Usualmente, ativismo pode ser entendido como militância ou ação continuada com vistas a uma mudança social ou política, privilegiando a ação direta, através de meios pacíficos ou violentos, que incluem tanto a defesa, propagação e manifestação pública de ideias até a afronta aberta à Lei, chegando inclusive à prática de terrorismo.
·         Os termos "ativismo" e "ativista" foram usados pela primeira vez, com conotações políticas, pela imprensa belga, em 1916, referindo-se ao Movimento Flamingant.
·         Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativismo
Os Ativistas defendem a causa deles, lutam por seus ideais, acreditam em suas ideologias.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TEXTOS:
 Marcos 16.15-20:
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Mateus 28:16-20
16 - E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17 - E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.






Ide Significa , é obediência, o chamado para apregoar ( transitivo direto
divulgar por pregão; anunciar em voz alta, tornar de conhecimento público; publicar, divulgar. "um camelô apregoava canetas e isqueiros") a palavra de Deus.



Dois exemplos de de quem apregoou a palavra de Deus:
            Um no Antigo Testamento
Outro Nono Testamento

1.      João Batista apregoava a palavra de Deus:
·         Mateus 3,1.6: Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia... Então vieram até ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a região vizinha ao Jordão.
·         Marcos 1,4-5: João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento apra a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão.
·         Lucas 3,2-3: a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento.
·         João 1,19-33: não fala do local, apenas que os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para o interrogar lá onde ele batizava.

Jonas apregoou a palavra em Ninive:
Jonas 3:1-6
1 - E VEIO a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
2 - Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
3 - E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
4 - E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
5 - E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
6 - Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.


Lição que temos para nossas vidas:

É necessário ter Obediência na Palavra de Deus
É necessário ter Fé na palavra de Deus
É necessário ter convicção da Palavra de Deus
É necessário amar a Palavra de Deus
É necessário ter coragem para pregar!
É necessário perseverar






O Ato da Generosidade e suas Recompensas

O Ato da Generosidade e suas Recompensas

Introdução:
·         A teologia da prosperidade tem ensinado, a motivação errada da prosperidade.
·          uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a , o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. Baseada em interpretações não-tradicionais da Bíblia, geralmente com ênfase no Livro de Malaquias, a doutrina interpreta a Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos; se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade. Reconhecer tais promessas como verdadeiras é percebido como um ato de fé, o que Deus irá honrar.
·         Hoje muitas Igrejas estão virando empresas
·         O evangelho é diluído e é produtos
·         Onde o Púlpito é um balcão
·         Os crentes são os consumidores
·         O mercadejamento da palavra, a tietagem da palavra
A generosidade é a qualidade de quem ama dar. A pessoa generosa quer ajudar outras pessoas com seu dinheiro, seus recursos, seu tempo e seus talentos. Ser generoso é ajudar quem está necessitado, se preocupando com a pessoa.

Quem é generoso será abençoado,
pois reparte o seu pão com o pobre. 
Provérbios 22:9


Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". 
Atos dos Apóstolos 20:35

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 
2 Coríntios 9:6-7

O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,
alívio receberá. 
Provérbios 11:25
E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa". 
Mateus 10:42

Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza. 
Provérbios 11:24

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida. 1 Timóteo 6:17-19

Obs. O que é Generosidade:
Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.
Também é sinal de abundância, de alguma coisa em grande quantidade. Como uma porção de comida bem servida, como na frase "o chef serviu com generosidade o molho". 
É igualmente usado para falar de talentos, como sinônimo de prodigialidade: "ela cantava com generosidade na voz".
Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade, compaixão.
O contrário da generosidade, ou seja o antônimo da palavra, seria a avareza, ou ainda mesquinhez, ganância, egoísmo, e miséria.

Caraterísticas do generoso
1.       o cristão generoso é 'alguém que semeia'.
2.      Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca
3.      Não é egoísta, não pensa so em si mesmo
4.      Busca sempre ajudar o próximo
5.      Se importa no coletivo
6.      A pessoa generosa está num estado de equilíbrio e de meio termo entre a pessoa esbanjadora ( o vulgar perdulário) e a pessoa avara.
7.      A generosidade é uma média relacionada com o dar e receber riqueza e a pessoa generosa dá e gasta a quantidade certa e fá-lo com prazer. O generoso é mais pronto a dar benefícios do que a receber.
8.      Dar um copo de água
9.      Dar o espaço ou lugar ao próximo passar na frente

O dizimo é da lei cerimonial, alguns defende.
A lei cerimonial foi abolida por cristo.
Porém Abrão, já derá a lei, 430 anos antes da lei, ser dada
O dízimos foi incluso na lei sim
O dízimo esta presente nos livros estóricos, poéticos, proféticos, evengelhos, epistolas, em toda a bíblia esta presente o dízimo.

A pascoa foi substituída pela ceia
A circuncisão foi substituída pela ceia
- Porém o dízimos não foi anulado na bíblia, a pratica do dizimo
Mateus 23.23 Jesus ratifica o dízimos,
Jesus reprova a prática da hostentação.


A MALDIÇÃO DE MALAQUIAS 3.
·         Jesus já levou a minha maldição na cruz, essa mensagem é inócua, não esta debaixo desta maldição condenatória.
·         Quando um crente e peca, seja por ignorância ou rebeldia, ele esta sujeito as consequências de seu pecado
·         O pecado de um crente, e mais grave, e mais danoso, penoso,
·         Porque O CRENTE PECA CONTRA O CONHECIMENTO, combate o pecado em público e peca em secreto.
·         Em vez de eu ficar arrumando desculpas e reter o que é de Deus, eu devo criar motivos para ser generoso para com que é de Deus.
·          
·         Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza. 
Provérbios 11:24

Conclusão:
A alma generosa, prosperara.
Os fariseus se blindavam com atitude do dízimos,
Aqueles que argumentam que não praticam o dízimos porque estão debaixo da graça e não da lei
·         Por coerência hermenêutica, também estaria isentos justiça, misericórdia e da fé, porque também faz parte da lei.
·         O dízimos era para susutento dos sacerdotes e levitas,
·         Hoje nos não temos, porque era da família de levi

·         Porém quando vai para a escritura, o mesmo sistema de contribuição dos sacerdotes e levitas, o apostolo Paulo, refenda o mesmo modelo, I Co 9.

Site Consultoria e Caoching

Site Consultoria e Caoching
O Pastor Josue é um Evangelista, Profeta, homem de oração. Tem atendido pessoas, famílias cativas pela opressão e amarras do maligno. Especializado na área da batalha espiritual, onde o confronto tem sido acirrado. Obreiro na Igreja desde seus dezoito anos e apaixonado pela obra de Deus. Ajude o Ministério do Pastor Josue com suas orações e divulgando o vídeo que você entende, que pessoas serão edificadas. Competência Profissional: Liderança Corporativa e Eclesiástica

Postagem em destaque

Prioridade: O Caminho para o Sucesso

  Prioridade: O Caminho para o Sucesso Saber priorizar nossas decisões e estabelecer metas é fundamental para alcançar bom desempenho e suce...

TV MINISTÈRIO FRUTO DO ESPIRITO

Faça uma Consultoria

Faça uma Consultoria
https://www.coachjosuecosta.com/

Radio GOSPEL LEM- 24H

Uma Igreja com propósito

Uma Igreja com propósito

Anuncios

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito
Estamos completando um Ano.

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho
Acesse e deixe seu comentário

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa
Tenha mudança de olhares, assim demonstrará e encontrará novas possibilidades Decisões tomadas assertivamente, demonstram sua firmeza nas ações.