Mensagem de Santa Ceia
São Paulo, 04 de Abril de 2021.
Páscoa e Santa Ceia
Estudo produzido pelo prof. Tércio Machado Siqueira, professor de Antigo Testamento da FaTeo
O nome e o significado da palavra "páscoa"
O nome que a Bíblia Hebraica usa para denominar "páscoa" é pesah. Com a palavra pesah o texto bíblico quer significar duas coisas:
- o ritual ou celebração da primeira festa do antigo calendário bíblico (Ex 12.11,27,43,48);
- a vítima do sacrifício, isto é, o cordeiro pascal (Ex 12.21; Dt 16.2,5-6).
· A origem da Páscoa
· Falar de origem da Páscoa é entrar no campo das suposições, pois não há dados suficientes que ajudam a esclarecer sobre essa celebração no período pré-mosaico. Todavia, os textos do Antigo Testamento fornecem indicações que a Páscoa, em suas origens, foi um ritual ou cerimônia que incluía as seguintes características:
· a) O ritual era realizado no seio da família ou clã; não tinha altares, santuários e sacerdotes ou qualquer influência do culto oficial;
· b) Era celebrado por pastores nômades ou seminômades;
· c) O ato central desse ritual era o sacrifício de um jovem animal do rebanho de cabras ovelhas;
· d) A cerimônia ocorria no fim da primavera e início do verão (mês de abril), numa noite de lua cheia;
· e) O ritual da celebração pascal incluía as seguintes etapas:
- Retirava-se o sangue do animal,
- Ungia a entrada das cabanas com o sangue do animal,
- Assava a carne do animal,
- Com a carne assada, fazia um grande banquete para a família reunida,
- O banquete oferecido incluía a presença de pães ázimos ou asmos, ervas amargas nascidas no deserto,
- A celebração da Páscoa exigia dos participantes desse ritual as seguintes
posturas:
· Ter uma atitude de marcha e pressa,
Usar vestimenta para viagem,
Ter as vestes amarradas na cintura,
Atar as sandálias nos pés,
Ter o cajado de pastor na mão.
· f) Parece que o objetivo dessa cerimônia era pedir proteção divina, para a família e o seu rebanho de animais menores contra o exterminador (no hebraico, maxehit - Ex 12.13, 23) ou saqueador, bando de destruição (1 Sm 13.17; 14.15; Pr 18.9). O exterminador maxehit pode ser qualquer tipo de agressor, desgraça, enfermidade, peste ou acidente que poderia ocorrer com qualquer membro da família ou os seus animais.
· g) Provavelmente, esse ritual foi celebrado por Abraão, Isaac e Jacó, pois eles eram pastores. A cada ano, na primavera, quando o vento quente do deserto, anunciando o verão, atingia e queimava as parcas pastagens das ovelhas, os pastores, suas famílias, bem como os seus rebanhos eram obrigados a buscar outros lugares para dar de comer as suas ovelhas.
A Páscoa celebrada pelos israelitas: da sedentarização até o início da Monarquia (1200 - 1040 a.C.).
Evidentemente que o sistema de vida dos israelitas mudou substancialmente após a chegada a Canaã.
a) O povo israelita deixou de ser semi-nômade e deu início ao processo de sedentarização. Paulatinamente, o povo foi se tornando agricultor, embora parte dele continuou na vida pastoril, especialmente, as clãs que permaneceram vivendo nas localidades periféricas do território da terra de Israel.
b) Ao se fixar nas terras agrícolas, os israelitas aproximaram-se dos cananeus. Foi aí que o povo do êxodo conheceu algumas festas relacionadas ao mundo agrícola. Entre essas instituições estão as festas agrícolas, como Ázimos, Semanas e Colheitas.
c)Foi nesse período de difícil adaptação que se dá a integração da Festa dos Pães Ázimos e a Páscoa. As duas celebrações ocorriam no mesmo período.
d) No período entre a chegada do povo israelita à Canaã e a sedentarização ocorreu uma profunda transformação no significado da Páscoa.
- O conteúdo e a forma da cerimônia da primitiva da Páscoa já não respondem as condições de vida atuais do povo israelita. Exigiam-se modificações.
- Apesar da Páscoa manter boa parte de seu antigo ritual, o povo israelita procurou encontrar outros motivos para a celebração.
- A cerimônia continuou a ser celebrada em família, mas a Páscoa deixou de ser um ritual ligado à troca de favores divinos, para tornar-se uma memória da ação de Deus, salvando o povo hebreu da escravidão.
e) O mais primitivo ritual da Páscoa encontra-se em Êxodo 12.21-28.
Estudo Bíblico: Ex 12.21-28
I. Instrução de Javé para Moisés e Aarão - v. 21-27a.
1. Introdução: Moisés convocou todos os anciãos de Israel e disse-lhes:
2. A instrução para a missão de Moisés e Aarão - v. 21b-27a.
2.1. Instruções para a Páscoa - v. 21b-22
Tirai,
Tomai um animal do rebanho segundo as vossas famílias e
Imolai a Páscoa.
Tomai alguns ramos de hissopo,
Molhai-o no sangue que estiver na bacia, e
Marcai a travessa da porta e
os seus marcos com o sangue que estiver na bacia;
Nenhum de vós saia da porta de casa até pela manhã
2 - Razão para celebrar a Páscoa - v. 23
e Javé passará para ferir os egípcios;
e quando Ele vir o sangue sobre a travessa,
e sobre os dois marcos,
Ele passará adiante dessa porta,
e Ele não permitirá que o exterminador entre em vossas casas para vos ferir.
3 - Ordem para a celebração da Páscoa - v. 24-25
Observareis esta determinação como um decreto para vós
e para vossos filhos, para sempre.
Quando tiverdes entrado na terra que Javé vós dará, como disse,
Observareis este rito.
4 - Explicação sobre a festa e o significado no nome ´páscoa` - v. 26-27a.
Quando vossos filhos vos perguntarem: "Que rito é este?"
Respondereis:
"É o sacrifício da Páscoa para Javé
que passou adiante das casas dos filho
Então o povo se ajoelhou
e se prostrou.
Foram-se os filhos de Israel
e fizeram isso, como Javé ordenara a Moisés e a Aarão,
assim fizeram.
Texto Base: João 13.1-30
ü A celebração da Páscoa foi no Primeiro dia dos Pães Asmos., ( era pão sem fermento, , n atradição judaica, duração de sete dias. Está festa ligada com a Páscoa, comemorava a saída do Egito., ou escravidão do Egito.
ü Jesus já previa sua crucificação, Mateus 26.2
ü - Santa Ceia foi a tarde Jesus e seus disicpulos. Mateus 26. 2
ü O lugar foi numa casa mobiliada
ü Durante a Ceia, Jesus anuncia que um deles iria trai-lo Marcos 14.18
ü Jesus amou muito os seus discípulos, amou ate o fim- João 13.1
ü Durante a ceia Jesus se levanta etirou a vestimenta de cima, tomando uma toalha cingiu-
o Depois água na bacia, e passou a lavar os pés de jesus e enxugava com a toalha que estava cingido.
o Jesus ensinou neste momento, que lavando os pés dos seus discípulos, ele estava:
§ Lavando o corpo todo dos seus discípulos
§ Ele demonstrou humildade
§ E quem não deixa-se ele lavar não teria parte com Jesus
· Isso que r dizer, quejesus é quem nos limpa de toda sujeira, isso era importante. Na hora da santa ceia.
§ Porém ele disse, nem todos estais limpos, mesmo participando da santa ceia. Pois judas era o traidor, quer dizer que nem sempre as pe desejam. Querer ser limpo pelo Senhor, não se permitem.
§ Durante a Ceia, o Diabo já havia laçado o coração de Judas.
§ Lavar os Pés , Jesus ensinou que os discípulos deveriam lavar um dos outros.
§ Devemos seguir o exemplo de jesus.
§ Após esta atitude, o espírito de jesus, se angustiou, João 13.21,
§ Após Jesus ter dado o pão molhado , a Judas Iscariotes, imediatamente entrou satanás no coração de Judas, João 13.27-28
§ Ao final da confraternização , Judas sai, era e noite. João 13.30
Aplicação:
ü Na Última santa ceia jesus realizou no particular com seus discípulos
ü Ele amava e amou ate o fim todos eles
ü Ele ensinou sobre humildade lavando os pés de seus discípulos
ü Ele ensinou sobre amor, devemos amar uns aos outros
ü Lucas 22.19-20- Pão era o corpo dele e o sangue e a nova aliança
ü
Nós Wesleyanos , entendemos a Ceia do Senho como um cerimonial que pode ser explicado em três dimensões:
1. A primeira se refere à Ceia do senhor como uma refeiçào memorial.
a. Isso significa dizer que quando participamos do pão e do cálice do Senhor , nos voltamos a redenção que nossos conferida no sacrifício remador de Cristo Jesus na cruz do calvário.
b. Neste caso, o pão e o vinho são símbolos da Nova aliança , que fazem lembrar sua vigência ainda hoje.
c. Em Lucas 22.19- “refeição memorial “fazei isto em memória de mim” este orienta’cão traz na cultura hebraica recordar aquele ato como se estive presente de maneira viva. Clara e efeitva no. Momento em que se celebra a ação.
d. 1 Coríntios 11.24-25
i. 1 Coríntios 11: 24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. – Bíblia
2. A segunda dimensão: refere-se ao entendimento Wesleyano de atitude piedosa quanto a celebração da Ceia do Senhor está na compreensão de que Cristo Ressurreto esta presente sempre que nos reunimos para celebração.
a. Essa presença não é atribuída pelo pão e cálice, mas pelo Seu Espírito realmente presente. No meio e sua Igreja. Neste caso , cremos que existe uma real presença de Cristo n celebração da Ceia.
3. Por Terceira e ultima dimensão entendemos a Ceis do Senhor como um apontamento para a bendita esperança futura, que espera todo cristào.
a. Esperança de um dia celebrarmos juntamente com o senhor Jesus , na certeza de seu retorno prometido.
1. Veja o que diz Paulo: 1 Coríntios 11: 26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. – Bíblia
Concluímos que essas três formas de se apropriar da Ceia do Senhor Jesus se apresentam como fundamental importância no exercício da piedade na vida cristã.
Autor Pr Josue Costa
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