29 de set. de 2022

A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação

 



Tema: A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação

Texto : Romanos 3 :23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

 

Introdução:

Falar da justificação é falar antes do pecado.

O pecado é um mal muito grande para que o homem se meta como ele.

Suas tentativas de removê-lo nada fazem, senão aumenta-lo, e apesar de seus esforços para aproximar-se de Deus, sua culpa se agrava.

Somente Deus pode lhe dar com o pecado, seja como uma doença, ou um crime, como uma desonra a Ele mesmo ou como um obstáculo para aproximação do homem com Ele.

Ele trata disso não de uma forma arbitraria ou sumária, pela simples ação da vontade  ou do poder , mas levando o caso  a uma adjudicação em Seu próprio tribunal de justiça.

Como juiz sentado em Seu tribunal. Ele decide o caso, e decide-o em favor do pecador.

De qualquer pecador na terra que concorde com base que ele propõe,

Cada um pode vir livremente para esse tribunal, na condição de um pecador que necessita de uma conciliação nessa grande questão entre ele e Deus.

A morte,

A escuridão

A triteza

A enfermidade

As lágrimas

A fadiga

A loucura

A confusão

O derramamento de sangue

O ódio enfurecido entre o home e homem, fazendo da terra um subúrbio do inferno,

Assim o homem rejeita a idéia que o pecado seja um crime, o qual Deus odeia, com ódio infinito, e o qual Ele, em Sua justiça, deve condenar e punir.

A LEI NÃO PODE MUDAR, ASSIM COMO DEUS NÃO PODE MUDAR E NEGAR A SI MESMO. 

Paulo emprega muitos termos para demonstrar a obra de Cristo.

Um dos assuntos que mais domina aos Gálatas e aos Romanos é a justificação.

O verbo ‘justificar” é dikaioõ, construído sobre a mesma raiz de justo(dikaios)

Justiça (dikaiõsynê)

A idéia expressa por dikaioõ é “declarar justo” e não tornar justo, essa é a idéia principal da justificação, ou seja  Justo Juiz, de que aqueles que crêem em Cristo, embora pecadores são justificados-

·       São considerados como justos, porque em Cristo passaram a desfrutar um correto relacionamento com Deus.

         I.            Divisão: A importância da Doutrina -

a.       Paulo usou o verbo perdoar. (aphiêmi) apenas uma vez.

                                                                 i.            Romanos 4:7 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.

b.      O substantivo (aphesis) duas vezes

                                                                 i.            Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

                                                               ii.            Colossenses 1:14 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

c.       Outro verbo que também significa perdoar (chartzomai) duas vezes

                                                                 i.            Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

                                                               ii.            Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

                                                             iii.            Verbo “Justificar”- (dikaioô) quatorze vezes e justifica (dikaiôsunê),  52 x (cinquenta e duas vezes).

d.      No entanto, esses termos estão concentrados em Romanos e Gálatas.

e.      O embasamento da justificção do Apostolo Paulo, so pode ser entendida, levando em consideração o pano de fundo do A.T.

f.        Entre os gregos, justiça era uma qualidade humana inata.

                                                                 i.            Platão designava (dikaiosynê) como uma das quatro virtudes cardeais

a.       Justiça, sabedoria, temperança e coragem ou fortaleza.

g.       A justiça no A.T. não é uma qualidade ética.

                                                                 i.            O significado básico da palavra é ‘anorma, nas questões  do mundo, a qual os seres humanos e as coisas têm que se conformar, e pela qual podem ser medidos.

                                                               ii.            O homem justo, (saddíq) é o homem que vive de acordo com a norma dada.

                                                             iii.            O verbo justo (sadaq) que dizer viver de acordo com a norma dada e, em certas formas, especialmente no causativo (hiphil) significa declarar justo ou justificar.

 

h.      Basicamente, justiça é um conceito de relacionamento. Quem cumpre as exigências, que lhe são impostas pelo relacionamento em que se encontra, é considerado justo.

i.         Não é uma palavra que designa o caráter ético pessoal, mas a fidelidade a um relacionamento.

j.        Justiça é o padrão que Deus determinou para a conduta humana.

k.       O homem justo é aquele que, no juízo de Deus, está de acordo com o padrão divino, e assim se encontra em um relacionamento justo com Deus.

l.         A norma de justiça depende inteiramente da natureza de Deus,

m.    Apenas Deus é quem pode decidir se um homem cumpriu a norma que ele decretou para a justiça humana,

n.      O embasamento  da justiça e da justificação é finalmente a Teologia: o conceito de Deus como o governante, o outorgador da lei e o juiz do mundo.

                                                                 i.            Génesis 18:25 - Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

o.      A idéia de justiça é, com frequencia, entendida em um contexto forense:

                                                                 i.            O homem justo é aquele o juiz declara estar livre de culpa. É obrigação do juiz absorver o inocente e condenar o culpado.

                                                               ii.            Deuteronómio 25:1 - Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.

p.      Deus muitas das vezes é retratado como juiz, dos seres humanos:

                                                                 i.            Salmos 9:7 - Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.

                                                               ii.            Salmos 33 :5 - Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.

                                                             iii.            Jeremias 11:20 - Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa.

q.      A justiça de Deus foi concedida para recompensar os seres humanos estritamente segundo as suas obras.

r.        O juiz nos tempos do A.T. que justificasse ou absolvesse o homem mau provaria ser um juiz injusto.

        II.            JUSTIÇA: sig. Preservar as normas e conduta justa – a absolvição do inocente e a condenação do culpado.

      III.            Paulo afirma que, no próprio ato de justificar o ímpio , Deus demonstrou-se justo.

a.       Romanos 3:26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

      IV.            Deus é o legislador e o Justo Juiz, e é somente  no juízo final , quando Deus apresentará um veredicto judicial sobre cada homem que a justiça ou a injustiça, de cada um será finalmente determinada.

        V.            Somente Deus, que estabeleceu  a norma para a conduta, pode determinar se um homem seguiu essa norma e se é portanto, justo

      VI.            O resultado do juízo final será uma declaração de justiça, que significará a absolvição de toda culpa, ou a prova de culpabilidade e subsequente condenação

    VII.            O significado essencial da justificação portanto , é forense (nome forense vem de um adjetivo em latim que significa “respeitante ao fórum judicial”, ou seja, aquele que ajuda os tribunais a cumprir sua difícil missão de fazer justiça. A popularidade do cientista forense surgiu com as séries de TV, como a popular CSI, mas essa ciência existe desde o século 13) fonte: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/6-curiosidades-sobre-a-ciencia-forense/, que envolve a absolvição pelo justo juiz.

 

II_ Divisão- A salvação através da substituição:

·         A salvação estava através da substituição incorporada na primeira promessa em relação à semente da mulher e ao calcanhar ferido

o   Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

  

Conclusão:

·         Foi a justiça que conciliou Deus e o homem, e o homem com Deus

·         Assim como o pecado é um mal muito grande para que qualquer um, a não ser Deus, a justiça também é muito elevada para que o homem a alcance, muito elevada para que qualquer outro , senão Deus faça a faça descer e a coloque à nossa disposição.

·         Deus trouxe a justiça para baixo e para perto de nós.

·         Aquele que é tanto a propiciação pelos nossos pecados

o   I João  2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

·         O advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo:

o   I João  2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

·         Deus introduziu o principio da substituição em Seu tribunal:

o   Ali Ele se assenta como juiz, o justo e o justificador

o   Agindo pelo princípio da transferência ou representação , mantendo a lei, a ainda manifestando sua graça:

§  Declarando que todos pecaram e carecem a glória de Deus (Rm 3.23)

§  Que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que a lei vem o pleno conhecimento, do pecado (Rm 3.20)

§  E ainda apresentando uma fiança divina no seu sangue , como PROPICIAÇÃO, mediante a fé, ára manifestar a sua Justiça, para a remissão dos pecados anteriormente cometidos

·         Romanos 3:25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

·         26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

·         27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

·         28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Ali Ele se assenta como juiz, O Justo e o Justificador

o   Seu governo justo demonstra,

§  Sua perfeição,

o   Romanos 3 :22 – 26

o   Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

o   23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

o   24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

o   25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

o   26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Batismo:

·         Pelo primeiro Adão somos banidos da presença de Deus e do paraíso

·         Pelo segundo Adão, nós somos trazidos  de volta de nossa perambulação, restaurados ao favor divino e recolocados no paraíso de Deus.

·         Seu batismo tem a mesma importância que Sua circuncisão:

o   Ela não precisava  do símbolo da morte e da purificação

o   Pois ele era totalmente puro,

·         Isaías 53 :4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

·         5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

·         6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

·         7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

·         8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

·         9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

·         10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

·         11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

·         12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Reconciliação:

·         A reconciliação é, antes  de tudo , um ato divino objetivo, pelo qual Deus removeu a barreira do pecado, qye separava o homem de Deus.

·         II Coríntios 5 :19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Faça sugestões, sobre este Blogger Obrigado !

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Site Consultoria e Caoching

Site Consultoria e Caoching
O Pastor Josue é um Evangelista, Profeta, homem de oração. Tem atendido pessoas, famílias cativas pela opressão e amarras do maligno. Especializado na área da batalha espiritual, onde o confronto tem sido acirrado. Obreiro na Igreja desde seus dezoito anos e apaixonado pela obra de Deus. Ajude o Ministério do Pastor Josue com suas orações e divulgando o vídeo que você entende, que pessoas serão edificadas. Competência Profissional: Liderança Corporativa e Eclesiástica

Postagem em destaque

Prioridade: O Caminho para o Sucesso

  Prioridade: O Caminho para o Sucesso Saber priorizar nossas decisões e estabelecer metas é fundamental para alcançar bom desempenho e suce...

TV MINISTÈRIO FRUTO DO ESPIRITO

Faça uma Consultoria

Faça uma Consultoria
https://www.coachjosuecosta.com/

Radio GOSPEL LEM- 24H

Uma Igreja com propósito

Uma Igreja com propósito

Anuncios

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito
Estamos completando um Ano.

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho
Acesse e deixe seu comentário

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa
Tenha mudança de olhares, assim demonstrará e encontrará novas possibilidades Decisões tomadas assertivamente, demonstram sua firmeza nas ações.