12 de mar. de 2024

O Ato da Generosidade e as suas Recompensas

 O Ato da Generosidade e suas Recompensas

A teologia da prosperidade tem ensinado, a motivação errada da prosperidade.

Uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. 

Baseada em interpretações não-tradicionais da Bíblia, geralmente com ênfase no Livro de Malaquias, a doutrina interpreta a Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos; se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade. Reconhecer tais promessas como verdadeiras é percebido como um ato de fé, o que Deus irá honrar.

Hoje muitas Igrejas estão virando empresas, o evangelho esta sendo diluído e virando  produto de consumo. Sem falar dos  púlpitos tem sido balcão e os crentes são os consumidores.

A prosperidade, no contexto bíblico, vai muito além de riquezas materiais; ela envolve paz, harmonia, e bênçãos em todas as áreas da vida. Deus deseja que Seus filhos prosperem, não apenas financeiramente, mas espiritualmente, emocionalmente e em seus relacionamentos. Prosperidade é fruto de uma vida de obediência, confiança em Deus e fidelidade aos Seus princípios.

Um versículo que reflete essa visão de prosperidade é 3 João 1:2: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." Este versículo ressalta a prosperidade integral, onde Deus se preocupa não apenas com o nosso bem-estar físico, mas também com o estado da nossa alma. 

A verdadeira prosperidade começa de dentro para fora, quando nossa vida espiritual está alinhada com a vontade de Deus.

Buscar a prosperidade segundo a perspectiva divina é aprender a confiar em Deus em todas as circunstâncias, sabendo que Ele é fiel para suprir todas as nossas necessidades. Ela é um reflexo da graça de Deus, manifestada em todas as áreas de nossas vidas, trazendo paz, contentamento e plenitude.

•    A generosidade é a qualidade de quem ama dar. A pessoa generosa quer ajudar outras pessoas com seu dinheiro, seus recursos, seu tempo e seus talentos. Ser generoso é ajudar quem está necessitado, se preocupando com a pessoa.

Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre. Provérbios 22:9

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". 

Atos dos Apóstolos 20:35

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:6-7

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11:25

E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa". Mateus 10:42

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida. 1 Timóteo 6:17-19

 O que é Generosidade:

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.

Também é sinal de abundância, de alguma coisa em grande quantidade. Como uma porção de comida bem servida, como na frase "o chef serviu com generosidade o molho". 

É igualmente usado para falar de talentos, como sinônimo de prodigialidade: "ela cantava com generosidade na voz".

Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade, compaixão.

O contrário da generosidade, ou seja o antônimo da palavra, seria a avareza, ou ainda mesquinhez, ganância, egoísmo, e miséria.


Caraterísticas do Generoso

1. O cristão generoso é 'alguém que semeia'.

2. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca

3. Não é egoísta, não pensa so em si mesmo

4. Busca sempre ajudar o próximo

5. Se importa no coletivo, ou seja se importa com a obra em manter o trabalho e o cuidado da familia sacerdotal

6. A pessoa generosa está num estado de equilíbrio e de meio termo entre a pessoa esbanjadora ( o vulgar perdulário) e a pessoa avara.

7. A generosidade é uma média relacionada com o dar e receber riqueza e a pessoa generosa dá e gasta a quantidade certa e fá-lo com prazer. O generoso é mais pronto a dar benefícios do que a receber.

8. Dar um copo de água

9. Dar o espaço ou lugar ao próximo passar na frente

.• Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar,e caem na pobreza. Provérbios 11:24- 

Reflexão: A Bíblia nos ensina sobre a importância de sermos fiéis em nossas contribuições financeiras e as bênçãos que decorrem dessa atitude. Contribuir de forma generosa e com o coração sincero demonstra nossa confiança em Deus como nosso provedor e reflete um compromisso com o Reino de Deus. Aqui estão alguns versículos que falam sobre fidelidade na contribuição e suas consequências:


Malaquias 3:10 - "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança."

Reflexão: Quando somos fiéis em devolver os dízimos e ofertas, Deus promete abençoar nossas vidas de maneira abundante. Ele abre as portas do céu para derramar bênçãos que vão além do que imaginamos.


2 Coríntios 9:6-7- "E digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."

Reflexão: A generosidade traz resultados proporcionais. Quando damos com alegria e voluntariamente, colhemos frutos em nossas vidas. Deus ama um coração generoso e nos recompensa conforme nossa semeadura.


Provérbios 3:9-10- "Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."

Reflexão: Quando priorizamos a Deus com nossos recursos, dando a Ele o que temos de melhor, somos recompensados com prosperidade e fartura. Honrar a Deus com nossas finanças reflete nossa confiança de que Ele proverá.


Lucas 6:38- "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante vos deitarão no regaço; porque com a medida com que medirdes vos medirão de novo."

Reflexão: A lei da generosidade é clara: ao darmos, receberemos de volta em medida abundante. A generosidade ativa o fluxo de bênçãos em nossa vida, conforme a proporção da nossa doação.


Esses versículos mostram que a fidelidade na contribuição financeira não só beneficia a obra de Deus, mas também traz recompensas pessoais, tanto materiais quanto espirituais. Deus honra a generosidade, e ao confiar n'Ele com nossas finanças, Ele nos recompensa com abundância e provisão.

Conclusão:

A alma generosa, prosperara. 

Os fariseus se blindavam com atitude do dízimos,

Aqueles que argumentam que não praticam o dízimos porque estão debaixo da graça e não da lei

Por coerência hermenêutica, também estaria isentos justiça, misericórdia e da fé, porque também faz parte da lei.

O dízimos era para sustento dos sacerdotes e levitas,

Hoje nos não temos, porque era da família ( Tribo) de levi

Porém quando vai para a escritura, o mesmo sistema de contribuição dos sacerdotes e levitas, o apostolo Paulo, refenda o mesmo modelo, I Co 9.


Site Consultoria e Caoching

Site Consultoria e Caoching
O Pastor Josue é um Evangelista, Profeta, homem de oração. Tem atendido pessoas, famílias cativas pela opressão e amarras do maligno. Especializado na área da batalha espiritual, onde o confronto tem sido acirrado. Obreiro na Igreja desde seus dezoito anos e apaixonado pela obra de Deus. Ajude o Ministério do Pastor Josue com suas orações e divulgando o vídeo que você entende, que pessoas serão edificadas. Competência Profissional: Liderança Corporativa e Eclesiástica

Postagem em destaque

Prioridade: O Caminho para o Sucesso

  Prioridade: O Caminho para o Sucesso Saber priorizar nossas decisões e estabelecer metas é fundamental para alcançar bom desempenho e suce...

TV MINISTÈRIO FRUTO DO ESPIRITO

Faça uma Consultoria

Faça uma Consultoria
https://www.coachjosuecosta.com/

Radio GOSPEL LEM- 24H

Uma Igreja com propósito

Uma Igreja com propósito

Anuncios

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito

1° Ano do Ministério Fruto do Espírito
Estamos completando um Ano.

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho

Meu Canal YouTube Se inscreva ajude a divulgar e anunciar o evangelho
Acesse e deixe seu comentário

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa

Faça uma Consultoria com Coach Josue Costa
Tenha mudança de olhares, assim demonstrará e encontrará novas possibilidades Decisões tomadas assertivamente, demonstram sua firmeza nas ações.