31 de out. de 2022

João Batista- O ultimo dos profetas

 


João Batista. 

30 de outubro de 2022

 

Texto:

Lucas 1: 5-25.  No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão.

 6. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

7. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada.

 8. Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus.

 9. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso.

 10. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora.

11. Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.

12. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo.

13. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

14. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele,

15. pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento

. 16. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.

17. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".

18. Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada".

 19. O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.

 20. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno".

 21. Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário.

 22. Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo

. 23. Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa.

 24. Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.

 25. E ela dizia: “Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer a minha humilhação perante o povo”.

 

Introdução:

 Quem foi esse cara?

Ou melhor essa pessoas? Joao batista,

 1.       Seus pais Zacarias e Isabel sua mãe era estéril.

a.       Seus pais eram judeus e tementes a Deus

 

 Ele foi Precursor de Cristo: (que precede, anuncia)

Malaquias 3: 1. "Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos.

https://bibliajfa.com.br/app/nvipt/39O/3/1


 Suas características:

               A.      Lucas 1.17, O Espírito de Deus que usou Elias, tbm estaria com Ele.

a.       E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".

b.      pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento

c.       . 16. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.

 

B.      Abnegado: ( Abnegado, renúncia)

a.       Mateus 3: 4. As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.

C.      Valente:

a.       Mateus 3: 7. Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

b.       Mateus 14: 3. Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, 4. porquanto João lhe dizia: "Não te é permitido viver com ela".

D.      Obediente:

a.       Mateus 3: 15. Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.

E.      Pregador Poderoso:

a.       Pregava a chagada do Reino de Deus e. O Arrependimento:

                                                                                      i.      Mateus 3: 15. Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.

                                                                                     ii.      Marcos 1: 15. "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! " 4. Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. 5. A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

F.       Humildade, uma pessoa simples, suas vestimentas,

a.       Mateus 3: 4. As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.

b.       João 1: 19-23 Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. 20. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: "Não sou o Cristo". 21. Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não". 22. Finalmente perguntaram: "Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? " 23. João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ".

G.     Homem Justo e Santo:

a.       Marcos 6: 19-20 Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, 20. porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.

H.     O testemunho de Jesus sobre João batista:

a.      João 5: 31. "Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido. 32. Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido. 33. "Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade. 35. João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz. 36. "Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

b.      Joao era uma Candeia que queimava e irradiava:

c.       Ardentemente zeloso:

d.       A própria obra de Deus

e.       Ele mesmo (Joao testemunhou sobre Jesus)

I.        Não realizou milagres:

a.       João 10: 41. e muita gente foi até onde ele estava, dizendo: "Embora João nunca tenha realizado um sinal miraculoso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade". 42. E ali muitos creram em Jesus.

J.        Sofreu marítimo:

a.       Mateus 14: 10. e mandou decapitar João na prisão. 11. Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe. 12. Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.


Concluímos:

João Batista seguiu sua missão na integra.

Obedecendo seu chamado

Deus o usou, e marcou uma geração, e seu testemunho fala ate hoje. 

Que tenhamos uma reflexão, sobre esta questão. Sigamos nosso chamado. 

9 de out. de 2022

PÓS-MODERNIDADE- RELATIVISMO VS IGREJA

 




PÓS-MODERNIDADE-

Lição Nº 07- A DITADURA DO VALE TUDO -

Relativismo Moral- na era Pós-Modernidade, segundo estudiosos em 1989, com a queda do muro de Berlin, está estribada no tripe: pluralização, privatização e secularização. A ideia é a seguinte: “o mundo é plural, há muitas religiões, há muitos conceitos. Não existe um conceito, um valor ou uma verdade absoluta. A verdade é plural. O relativismo moral é subproduto deste pensamento, desta cosmovisão, o relativismo é absoluto, não existe o certo e o errado, cada um tem a sua própria verdade, portanto não existe verdade absoluta.  O primeiro tripé é a pluralização, o mundo é plural, cada um tem a sua própria verdade, a verdade é plural. Cada um tem a sua própria verdade. O segundo tripé é, a privatização ‘Eu tenho a minha própria verdade. A verdade não é objetiva, a verdade é subjetiva, é muito mais uma questão sentimental, do que uma questão conceitual. Você tem a sua verdade, eu tenho a minha, eu tenho a minha religião, você tem a sua, eu tenho meu time e você tem o seu. O terceiro tripé, é secularização. A ideia é a seguinte: “Deus” se existe, deve ser reduzido em um templo religioso. Mas ele não pode interferir na minha vida, no meu casamento, na minha família, nas minhas finanças, nos meus desejos. Eu sou o senhor absoluto da minha vida e do meu coração, eu tomo decisões rego minha história. Desta forma encontraram respostas mecanicista, e Deus foi empurrado para escanteio.  

Por isso que vivemos neste relativismo moral, que governa mente e comportamentos das pessoas. Nos cristãos cremos, em verdades absolutas, nos cremos em valores absolutos, nos cremos em princípios absolutos. É por isso que o cristianismo é uma contracultura, é remar contra a maré, não se conformar com este século. Cremos que a palavra de Deus é verdade, cremos que Jesus Cristo é a porta do céu, cremos que só Jesus Cristo é o salvador, cremos que no mar de relativismo, o cristianismo é uma ilha de verdade absoluta. (Reverendo Hernandes Dias Lopes).

Método de:  VER – JULGAR - AGIR-

1.    VER- (leitura de Romanos 1.25) O relativismo Ético, defende a possibilidade de se fundamentar juízos éticos, diversificados sobre a mesma ação.  Por exemplo: o matrimônio poligâmico seria eticamente errado em determinadas culturas, mas em outros contextos ele seria aceito. Posto que existe uma multiplicidade de padrões éticos espalhados pelo mundo, dever-se-á aceitar também. Assim nega os valores, nega as verdades absolutas. Contudo O Senhor Jesus não nos deixou desorientados quanto ao nosso padrão de conduta, e no tocante ao tema da Antropologia Bíblica, declarou o ideal universal que o Criador estabeleceu para o casamento (Ler Mt 19.4-6; Gn 2.24)

2.    JULGAR- utilizaremos o verbo julgar, na intenção de remeter a cada um de nós uma reflexão pessoal, sem animosidade contra o pensamento alheio, mas permitir uma avaliação da temática sob a prisma da Palavra de Deus – (ler Pv 6.23; I Tessalonicenses 5.21)

a.    A Palavra de Deus é a verdade absoluta- (Sl 119.142)

b.    A ética cristã abarca valores universais exemplos: rituais matrimoniais, estilos litúrgicos de cada igreja, as formas de lazer, os usos e costumes. Mas devemos tomar cuidado com o relativismo que em determinadas práticas são consideradas levianas tais como: matar pessoas, espezinhar a dignidades humana de determinados indivíduos e grupos ou negar as condições de vida devidas a eles; apropria-se indevidamente da propriedade alheia a eles; o racismo e a concupiscência.

3.    AGIR- A missão de Jesus, neste mundo compreendia, dentre outras coisas, dar testemunho na sua pessoa e o desejo de Deus em salvar toda criatura.  (LER-  2 Tm 2.25)

a.    Encarnando na sua pessoa e atividade o desejo de Deus em salvar toda a criatura (LER João 3.16-17)

b.    Dar testemunha da verdade: (Ler João 18.37).

c.       Está incumbência foi levada a cabo por João Batista (João 1.7; 5.33)

d.      Entendia também todos os seguidores do Nazareno (LER -João 17.20-21)

e.      Vivamos a verdade por meio de Relacionamento ajustados e altruístas, ou seja boa qualidade dos relacionamentos no corpo de Cristo (Igreja) permite que seus membros sejam saudáveis, fortes e dinâmicos tornando uma congregação uma comunidade sólida que se destaca enquanto coluna e firmeza da verdade (LER I Timóteo 3.15);

f.        Somos conclamados a defesa da fé cristã (LER- I Pedro 3.15)

g.       Consequentemente, Deus espera de nós , criaturas feita a Sua e semelhança , jamais assumamos uma atitude agressiva mas sim, expansiva  (LER Atos 5.42), a medida que disseminamos a Verdade , mobilizados , sobretudo, pelo amor  ( LER - I Co 8.1).

3 de out. de 2022

Artigo sobre o posicionamento atual da politica e Igreja.





O dia que Jesus lavou os pés de seus discípulos!

 

 

Tema: O dia que Jesus lavou os pés de seus discípulos!

Palavra Chave: humildade, honrar,

Introdução:

Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé.

Calçavam sandálias ou andavam descalças.

Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por motivos de higiene e conforto. Normalmente, a pessoa que recebia visitas fornecia água para que os hóspedes pudessem lavar seus próprios pés

Abraao - Gênesis 18:3-5 - e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; 4 traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; 5 trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste

Ló - Gênesis 19:1-2: Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. 2 E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça.

Servo Abrão - Gênesis 24:32 –Então, fez entrar o homem; descarregaram-lhe os camelos e lhes deram forragem e pasto; deu-se-lhe água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele.

 Outros exemplos: Genesis 43:24; Juízes 19:21; 2 Samuel 11:8; Lucas 7:44). A tarefa humilde de lavar os pés de outros eram um trabalho de servos (1 Samuel 25:41; Lucas 7:37-38).

 Lavar os pés e sinônimo de:

1. Honrar

2. Humildade

3. Cuidado com o próximo

 Texto base:

Jesus ensina o verdadeiro sentido de lavar os pés:

João 13:1-12

 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

 2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,

 3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,

4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.

5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?

7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.

8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.

9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.

10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.

11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.

 https://bibliajfa.com.br/app/ara/43N/13/1

 

Exemplo de humildade de Cristo previsto pelo profeta Zacarias

Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.

 Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

 https://bibliajfa.com.br/app/ara/40N/11/29

 

Mateus 20:28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

 https://bibliajfa.com.br/app/ara/40N/20/28

 

Filipenses 2:5-8- Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

 https://bibliajfa.com.br/app/ara/50N/2/5

 

Aplicação:

Estar sempre em prontidão para servir,

Estar sempre em prontidão para honrar, isso sig. Respeitar, amor,

Os discípulos não sabiam este ensinamento, mas o Senhor lhes deu exemplo

Mostra que cuidamos uns dos outros

Mostrar que servimos uns aos outros

Mostrar que seguimos exemplo de Jesus, honrando um aos outros

 

Conclusao.

Assim como Pedro, quis limitar o Senhor, impedindo ele de lavar os pés, e Jesus disse, se não deixar eu lavar, vc não tem parte comigo

Ao contrário ele disse posteriormente, então lavame por enteiro, Jesus disse que não era necessário, somente os pés

Nem todos estavam limpos, mudar o traidor, já tinha sido lançado por Satanás em seu coração.

Guarde o teu coração, sejamos como Cristo.

Lavar os pés e sinônimo de:

1. Honrar

2. Humildade

3. Cuidado com o próximo

 

 

 

29 de set. de 2022

A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação

 



Tema: A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação

Texto : Romanos 3 :23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

 

Introdução:

Falar da justificação é falar antes do pecado.

O pecado é um mal muito grande para que o homem se meta como ele.

Suas tentativas de removê-lo nada fazem, senão aumenta-lo, e apesar de seus esforços para aproximar-se de Deus, sua culpa se agrava.

Somente Deus pode lhe dar com o pecado, seja como uma doença, ou um crime, como uma desonra a Ele mesmo ou como um obstáculo para aproximação do homem com Ele.

Ele trata disso não de uma forma arbitraria ou sumária, pela simples ação da vontade  ou do poder , mas levando o caso  a uma adjudicação em Seu próprio tribunal de justiça.

Como juiz sentado em Seu tribunal. Ele decide o caso, e decide-o em favor do pecador.

De qualquer pecador na terra que concorde com base que ele propõe,

Cada um pode vir livremente para esse tribunal, na condição de um pecador que necessita de uma conciliação nessa grande questão entre ele e Deus.

A morte,

A escuridão

A triteza

A enfermidade

As lágrimas

A fadiga

A loucura

A confusão

O derramamento de sangue

O ódio enfurecido entre o home e homem, fazendo da terra um subúrbio do inferno,

Assim o homem rejeita a idéia que o pecado seja um crime, o qual Deus odeia, com ódio infinito, e o qual Ele, em Sua justiça, deve condenar e punir.

A LEI NÃO PODE MUDAR, ASSIM COMO DEUS NÃO PODE MUDAR E NEGAR A SI MESMO. 

Paulo emprega muitos termos para demonstrar a obra de Cristo.

Um dos assuntos que mais domina aos Gálatas e aos Romanos é a justificação.

O verbo ‘justificar” é dikaioõ, construído sobre a mesma raiz de justo(dikaios)

Justiça (dikaiõsynê)

A idéia expressa por dikaioõ é “declarar justo” e não tornar justo, essa é a idéia principal da justificação, ou seja  Justo Juiz, de que aqueles que crêem em Cristo, embora pecadores são justificados-

·       São considerados como justos, porque em Cristo passaram a desfrutar um correto relacionamento com Deus.

         I.            Divisão: A importância da Doutrina -

a.       Paulo usou o verbo perdoar. (aphiêmi) apenas uma vez.

                                                                 i.            Romanos 4:7 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.

b.      O substantivo (aphesis) duas vezes

                                                                 i.            Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

                                                               ii.            Colossenses 1:14 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

c.       Outro verbo que também significa perdoar (chartzomai) duas vezes

                                                                 i.            Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

                                                               ii.            Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

                                                             iii.            Verbo “Justificar”- (dikaioô) quatorze vezes e justifica (dikaiôsunê),  52 x (cinquenta e duas vezes).

d.      No entanto, esses termos estão concentrados em Romanos e Gálatas.

e.      O embasamento da justificção do Apostolo Paulo, so pode ser entendida, levando em consideração o pano de fundo do A.T.

f.        Entre os gregos, justiça era uma qualidade humana inata.

                                                                 i.            Platão designava (dikaiosynê) como uma das quatro virtudes cardeais

a.       Justiça, sabedoria, temperança e coragem ou fortaleza.

g.       A justiça no A.T. não é uma qualidade ética.

                                                                 i.            O significado básico da palavra é ‘anorma, nas questões  do mundo, a qual os seres humanos e as coisas têm que se conformar, e pela qual podem ser medidos.

                                                               ii.            O homem justo, (saddíq) é o homem que vive de acordo com a norma dada.

                                                             iii.            O verbo justo (sadaq) que dizer viver de acordo com a norma dada e, em certas formas, especialmente no causativo (hiphil) significa declarar justo ou justificar.

 

h.      Basicamente, justiça é um conceito de relacionamento. Quem cumpre as exigências, que lhe são impostas pelo relacionamento em que se encontra, é considerado justo.

i.         Não é uma palavra que designa o caráter ético pessoal, mas a fidelidade a um relacionamento.

j.        Justiça é o padrão que Deus determinou para a conduta humana.

k.       O homem justo é aquele que, no juízo de Deus, está de acordo com o padrão divino, e assim se encontra em um relacionamento justo com Deus.

l.         A norma de justiça depende inteiramente da natureza de Deus,

m.    Apenas Deus é quem pode decidir se um homem cumpriu a norma que ele decretou para a justiça humana,

n.      O embasamento  da justiça e da justificação é finalmente a Teologia: o conceito de Deus como o governante, o outorgador da lei e o juiz do mundo.

                                                                 i.            Génesis 18:25 - Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

o.      A idéia de justiça é, com frequencia, entendida em um contexto forense:

                                                                 i.            O homem justo é aquele o juiz declara estar livre de culpa. É obrigação do juiz absorver o inocente e condenar o culpado.

                                                               ii.            Deuteronómio 25:1 - Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.

p.      Deus muitas das vezes é retratado como juiz, dos seres humanos:

                                                                 i.            Salmos 9:7 - Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.

                                                               ii.            Salmos 33 :5 - Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.

                                                             iii.            Jeremias 11:20 - Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa.

q.      A justiça de Deus foi concedida para recompensar os seres humanos estritamente segundo as suas obras.

r.        O juiz nos tempos do A.T. que justificasse ou absolvesse o homem mau provaria ser um juiz injusto.

        II.            JUSTIÇA: sig. Preservar as normas e conduta justa – a absolvição do inocente e a condenação do culpado.

      III.            Paulo afirma que, no próprio ato de justificar o ímpio , Deus demonstrou-se justo.

a.       Romanos 3:26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

      IV.            Deus é o legislador e o Justo Juiz, e é somente  no juízo final , quando Deus apresentará um veredicto judicial sobre cada homem que a justiça ou a injustiça, de cada um será finalmente determinada.

        V.            Somente Deus, que estabeleceu  a norma para a conduta, pode determinar se um homem seguiu essa norma e se é portanto, justo

      VI.            O resultado do juízo final será uma declaração de justiça, que significará a absolvição de toda culpa, ou a prova de culpabilidade e subsequente condenação

    VII.            O significado essencial da justificação portanto , é forense (nome forense vem de um adjetivo em latim que significa “respeitante ao fórum judicial”, ou seja, aquele que ajuda os tribunais a cumprir sua difícil missão de fazer justiça. A popularidade do cientista forense surgiu com as séries de TV, como a popular CSI, mas essa ciência existe desde o século 13) fonte: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/6-curiosidades-sobre-a-ciencia-forense/, que envolve a absolvição pelo justo juiz.

 

II_ Divisão- A salvação através da substituição:

·         A salvação estava através da substituição incorporada na primeira promessa em relação à semente da mulher e ao calcanhar ferido

o   Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

  

Conclusão:

·         Foi a justiça que conciliou Deus e o homem, e o homem com Deus

·         Assim como o pecado é um mal muito grande para que qualquer um, a não ser Deus, a justiça também é muito elevada para que o homem a alcance, muito elevada para que qualquer outro , senão Deus faça a faça descer e a coloque à nossa disposição.

·         Deus trouxe a justiça para baixo e para perto de nós.

·         Aquele que é tanto a propiciação pelos nossos pecados

o   I João  2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

·         O advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo:

o   I João  2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

·         Deus introduziu o principio da substituição em Seu tribunal:

o   Ali Ele se assenta como juiz, o justo e o justificador

o   Agindo pelo princípio da transferência ou representação , mantendo a lei, a ainda manifestando sua graça:

§  Declarando que todos pecaram e carecem a glória de Deus (Rm 3.23)

§  Que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que a lei vem o pleno conhecimento, do pecado (Rm 3.20)

§  E ainda apresentando uma fiança divina no seu sangue , como PROPICIAÇÃO, mediante a fé, ára manifestar a sua Justiça, para a remissão dos pecados anteriormente cometidos

·         Romanos 3:25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

·         26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

·         27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

·         28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Ali Ele se assenta como juiz, O Justo e o Justificador

o   Seu governo justo demonstra,

§  Sua perfeição,

o   Romanos 3 :22 – 26

o   Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

o   23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

o   24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

o   25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

o   26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Batismo:

·         Pelo primeiro Adão somos banidos da presença de Deus e do paraíso

·         Pelo segundo Adão, nós somos trazidos  de volta de nossa perambulação, restaurados ao favor divino e recolocados no paraíso de Deus.

·         Seu batismo tem a mesma importância que Sua circuncisão:

o   Ela não precisava  do símbolo da morte e da purificação

o   Pois ele era totalmente puro,

·         Isaías 53 :4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

·         5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

·         6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

·         7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

·         8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

·         9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

·         10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

·         11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

·         12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Reconciliação:

·         A reconciliação é, antes  de tudo , um ato divino objetivo, pelo qual Deus removeu a barreira do pecado, qye separava o homem de Deus.

·         II Coríntios 5 :19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

 

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O Pastor Josue é um Evangelista, Profeta, homem de oração. Tem atendido pessoas, famílias cativas pela opressão e amarras do maligno. Especializado na área da batalha espiritual, onde o confronto tem sido acirrado. Obreiro na Igreja desde seus dezoito anos e apaixonado pela obra de Deus. Ajude o Ministério do Pastor Josue com suas orações e divulgando o vídeo que você entende, que pessoas serão edificadas. Competência Profissional: Liderança Corporativa e Eclesiástica

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