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31 de out. de 2022
João Batista- O ultimo dos profetas
João Batista.
30 de outubro de 2022
Texto:
Lucas 1: 5-25.
No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado
Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel,
sua mulher, também era descendente de Arão.
6. Ambos eram
justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os
mandamentos e preceitos do Senhor.
7. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era
estéril; e ambos eram de idade avançada.
8. Certa vez, estando
de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus.
9. Ele foi escolhido
por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do
Senhor e oferecer incenso.
10. Chegando a hora
de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora.
11. Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à
direita do altar do incenso.
12. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo
medo.
13. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo,
Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um
filho, e você lhe dará o nome de João.
14. Ele será motivo de prazer e de alegria para você,
e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele,
15. pois será grande aos olhos do Senhor. Ele
nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde
antes do seu nascimento
. 16. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao
Senhor, o seu Deus.
17. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de
Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à
sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".
18. Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza
disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada".
19. O anjo respondeu:
"Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui
enviado para lhe transmitir estas boas novas.
20. Agora você ficará
mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em
minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno".
21. Enquanto isso, o
povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário.
22. Quando saiu, não
conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no
santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo
. 23. Quando se completou seu período de serviço, ele voltou
para casa.
24. Depois disso,
Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.
25. E ela dizia:
“Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer
a minha humilhação perante o povo”.
Introdução:
Ou melhor essa pessoas? Joao batista,
a.
Seus pais eram judeus e tementes a Deus
Malaquias 3: 1. "Vejam,
eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então,
de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da
aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos.
https://bibliajfa.com.br/app/nvipt/39O/3/1
A. Lucas 1.17, O Espírito de Deus que usou Elias, tbm estaria com Ele.
a.
E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder
de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes
à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor".
b.
pois será grande aos olhos do Senhor.
Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito
Santo desde antes do seu nascimento
c.
. 16. Fará retornar muitos dentre o povo de
Israel ao Senhor, o seu Deus.
B.
Abnegado:
( Abnegado, renúncia)
a.
Mateus 3: 4. As roupas de João eram
feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu
alimento era gafanhotos e mel silvestre.
C.
Valente:
a.
Mateus 3: 7. Quando viu que muitos
fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes:
"Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?
b.
Mateus 14: 3. Pois Herodes havia prendido
e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe,
seu irmão, 4. porquanto João lhe dizia: "Não te é permitido viver com
ela".
D.
Obediente:
a.
Mateus 3: 15.
Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para
cumprir toda a justiça". E João concordou.
E.
Pregador
Poderoso:
a.
Pregava a chagada do Reino de Deus e. O
Arrependimento:
i.
Mateus 3: 15. Respondeu Jesus:
"Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a
justiça". E João concordou.
ii.
Marcos 1: 15.
"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo.
Arrependam-se e creiam nas boas novas! " 4. Assim surgiu João, batizando
no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
5. A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando
os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
F.
Humildade,
uma pessoa simples, suas vestimentas,
a.
Mateus 3: 4. As roupas de João eram
feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu
alimento era gafanhotos e mel silvestre.
b.
João 1: 19-23 Esse foi o
testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas
para lhe perguntarem quem ele era. 20. Ele confessou e não negou; declarou
abertamente: "Não sou o Cristo". 21. Perguntaram-lhe: "E então,
quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta?
" Ele respondeu: "Não". 22. Finalmente perguntaram: "Quem é
você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz
você acerca de si próprio? " 23. João respondeu com as palavras do
profeta Isaías: "Eu sou a voz do
que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ".‘
G.
Homem
Justo e Santo:
a.
Marcos 6: 19-20
Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo,
20. porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem
justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de
ouvi-lo.
H.
O
testemunho de Jesus sobre João batista:
a.
João 5: 31.
"Se testifico acerca de mim
mesmo, o meu testemunho não é válido. 32. Há outro que testemunha em meu favor,
e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido. 33. "Vocês enviaram
representantes a João, e ele testemunhou da verdade. 35. João era uma candeia
que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se
com a sua luz. 36. "Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria
obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o
Pai me enviou.
b.
Joao era uma Candeia que queimava e irradiava:
c.
Ardentemente zeloso:
d.
A própria obra de Deus
e.
Ele mesmo (Joao testemunhou sobre Jesus)
I.
Não
realizou milagres:
a.
João 10: 41. e muita gente foi até onde ele
estava, dizendo: "Embora João nunca tenha realizado um sinal
miraculoso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade". 42.
E ali muitos creram em Jesus.
J.
Sofreu
marítimo:
a.
Mateus 14: 10. e mandou decapitar João na
prisão. 11. Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à
sua mãe. 12. Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram.
Depois foram contar isso a Jesus.
Concluímos:
João Batista seguiu sua missão na integra.
Obedecendo seu chamado
Deus o usou, e marcou uma geração, e seu testemunho fala ate hoje.
Que tenhamos uma reflexão, sobre esta questão. Sigamos nosso chamado.
9 de out. de 2022
PÓS-MODERNIDADE- RELATIVISMO VS IGREJA
PÓS-MODERNIDADE-
Lição Nº 07-
A DITADURA DO VALE TUDO -
Relativismo
Moral- na era Pós-Modernidade, segundo estudiosos em 1989, com a
queda do muro de Berlin, está estribada no tripe: pluralização, privatização
e secularização. A ideia é a seguinte: “o mundo é plural, há muitas religiões,
há muitos conceitos. Não existe um conceito, um valor ou uma verdade absoluta.
A verdade é plural. O relativismo moral é subproduto deste pensamento, desta
cosmovisão, o relativismo é absoluto, não existe o certo e o errado, cada um
tem a sua própria verdade, portanto não existe verdade absoluta. O primeiro tripé é a pluralização, o mundo é plural, cada um tem
a sua própria verdade, a verdade é plural. Cada um tem a sua própria verdade. O segundo tripé é, a privatização ‘Eu
tenho a minha própria verdade. A verdade não é objetiva, a verdade é
subjetiva, é muito mais uma questão sentimental, do que uma questão
conceitual. Você tem a sua verdade, eu tenho a minha, eu tenho a minha
religião, você tem a sua, eu tenho meu time e você tem o seu. O terceiro
tripé, é secularização. A ideia
é a seguinte: “Deus” se existe, deve ser reduzido em um
templo religioso. Mas ele não pode interferir na minha vida, no meu casamento,
na minha família, nas minhas finanças, nos meus desejos. Eu sou o senhor
absoluto da minha vida e do meu coração, eu tomo decisões rego minha história.
Desta forma encontraram respostas mecanicista, e Deus foi empurrado para escanteio.
Por isso que vivemos neste relativismo moral, que governa mente e
comportamentos das pessoas. Nos cristãos cremos, em verdades absolutas, nos
cremos em valores absolutos, nos cremos em princípios absolutos. É por isso que
o cristianismo é uma contracultura, é remar contra a maré, não se conformar com
este século. Cremos que a palavra de Deus é verdade, cremos que Jesus Cristo é
a porta do céu, cremos que só Jesus Cristo é o salvador, cremos que no mar de
relativismo, o cristianismo é uma ilha de verdade absoluta. (Reverendo Hernandes Dias Lopes).
Método de: VER – JULGAR - AGIR-
1.
VER- (leitura de Romanos 1.25) O
relativismo Ético, defende a possibilidade de se fundamentar juízos éticos,
diversificados sobre a mesma ação. Por
exemplo: o matrimônio poligâmico seria eticamente errado em determinadas
culturas, mas em outros contextos ele seria aceito. Posto que existe uma
multiplicidade de padrões éticos espalhados pelo mundo, dever-se-á aceitar
também. Assim nega os valores, nega as verdades absolutas. Contudo O Senhor
Jesus não nos deixou desorientados quanto ao nosso padrão de conduta, e no tocante
ao tema da Antropologia Bíblica, declarou o ideal universal que o Criador
estabeleceu para o casamento (Ler Mt 19.4-6; Gn 2.24)
2.
JULGAR- utilizaremos o verbo julgar, na intenção de
remeter a cada um de nós uma reflexão pessoal, sem animosidade contra o
pensamento alheio, mas permitir uma avaliação da temática sob a prisma da
Palavra de Deus – (ler Pv 6.23; I Tessalonicenses 5.21)
a.
A Palavra de Deus é a verdade absoluta-
(Sl 119.142)
b.
A ética cristã abarca valores
universais exemplos: rituais matrimoniais, estilos litúrgicos de cada igreja, as
formas de lazer, os usos e costumes. Mas devemos tomar cuidado com o
relativismo que em determinadas práticas são consideradas levianas tais como: matar
pessoas, espezinhar a dignidades humana de determinados indivíduos e grupos ou
negar as condições de vida devidas a eles; apropria-se indevidamente da
propriedade alheia a eles; o racismo e a concupiscência.
3.
AGIR- A
missão de Jesus, neste mundo compreendia, dentre outras coisas, dar testemunho
na sua pessoa e o desejo de Deus em salvar toda criatura. (LER- 2 Tm 2.25)
a.
Encarnando na sua pessoa e atividade o
desejo de Deus em salvar toda a criatura (LER João 3.16-17)
b.
Dar testemunha da verdade: (Ler João 18.37).
c.
Está incumbência foi levada a cabo por João Batista
(João 1.7; 5.33)
d.
Entendia também todos os seguidores do Nazareno (LER
-João 17.20-21)
e.
Vivamos a verdade por meio de Relacionamento
ajustados e altruístas, ou seja boa qualidade dos relacionamentos no corpo de
Cristo (Igreja) permite que seus membros sejam saudáveis, fortes e dinâmicos
tornando uma congregação uma comunidade sólida que se destaca enquanto coluna e
firmeza da verdade (LER I Timóteo 3.15);
f.
Somos conclamados a defesa da fé cristã (LER-
I Pedro 3.15)
g.
Consequentemente, Deus espera de nós , criaturas
feita a Sua e semelhança , jamais assumamos uma atitude agressiva mas sim,
expansiva (LER Atos 5.42), a
medida que disseminamos a Verdade , mobilizados , sobretudo, pelo amor ( LER - I Co 8.1).
3 de out. de 2022
O dia que Jesus lavou os pés de seus discípulos!
Tema: O dia que Jesus lavou os pés de seus
discípulos!
Palavra Chave: humildade, honrar,
Introdução:
Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé.
Calçavam sandálias ou andavam descalças.
Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por
motivos de higiene e conforto. Normalmente, a pessoa que recebia visitas
fornecia água para que os hóspedes pudessem lavar seus próprios pés
Abraao - Gênesis 18:3-5 - e disse: Senhor meu, se
acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; 4 traga-se um
pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; 5 trarei um bocado
de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois,
seguireis avante. Responderam: Faze como disseste
Ló - Gênesis 19:1-2: Ao anoitecer, vieram os dois
anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu,
levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. 2 E
disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo,
pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o
vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça.
Servo Abrão - Gênesis 24:32 –Então, fez entrar o
homem; descarregaram-lhe os camelos e lhes deram forragem e pasto; deu-se-lhe
água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele.
1. Honrar
2. Humildade
3. Cuidado com o próximo
Jesus ensina o verdadeiro sentido de lavar os pés:
João 13:1-12
Ora, antes da
Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo
para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, tendo
já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a
Jesus,
3 sabendo este que o Pai
tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para
Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e,
tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés
aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este
lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o
sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés.
Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente
os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus:
Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está
todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por
isso que disse: Nem todos estais limpos.
https://bibliajfa.com.br/app/ara/43N/13/1
Exemplo de humildade de Cristo
previsto pelo profeta Zacarias
Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião;
exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador,
humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
Mateus 11:29 Tomai
sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração;
e achareis descanso para a vossa alma.
https://bibliajfa.com.br/app/ara/40N/11/29
Mateus 20:28 tal como o Filho do Homem, que não veio
para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
https://bibliajfa.com.br/app/ara/40N/20/28
Filipenses 2:5-8- Tende em vós o mesmo sentimento que
houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não
julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou,
assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido
em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e
morte de cruz.
https://bibliajfa.com.br/app/ara/50N/2/5
Aplicação:
Estar sempre em prontidão para servir,
Estar sempre em prontidão para honrar, isso sig. Respeitar,
amor,
Os discípulos não sabiam este ensinamento, mas o Senhor lhes
deu exemplo
Mostra que cuidamos uns dos outros
Mostrar que servimos uns aos outros
Mostrar que seguimos exemplo de Jesus, honrando um aos
outros
Conclusao.
Assim como Pedro, quis limitar o Senhor, impedindo ele de
lavar os pés, e Jesus disse, se não deixar eu lavar, vc não tem parte comigo
Ao contrário ele disse posteriormente, então lavame por
enteiro, Jesus disse que não era necessário, somente os pés
Nem todos estavam limpos, mudar o traidor, já tinha sido
lançado por Satanás em seu coração.
Guarde o teu coração, sejamos como Cristo.
Lavar os pés e sinônimo de:
1. Honrar
2. Humildade
3. Cuidado com o próximo
29 de set. de 2022
A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação
Tema: A Obra de Cristo - Justificação e Reconciliação
Texto : Romanos 3 :23 - Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Introdução:
Falar da justificação é falar
antes do pecado.
O pecado é um mal muito grande
para que o homem se meta como ele.
Suas tentativas de removê-lo nada
fazem, senão aumenta-lo, e apesar de seus esforços para aproximar-se de Deus,
sua culpa se agrava.
Somente Deus pode lhe dar com o
pecado, seja como uma doença, ou um crime, como uma desonra a Ele mesmo ou como
um obstáculo para aproximação do homem com Ele.
Ele trata disso não de uma forma arbitraria
ou sumária, pela simples ação da vontade
ou do poder , mas levando o caso
a uma adjudicação em Seu próprio tribunal de justiça.
Como juiz sentado em Seu
tribunal. Ele decide o caso, e decide-o em favor do pecador.
De qualquer pecador na terra que
concorde com base que ele propõe,
Cada um pode vir livremente para
esse tribunal, na condição de um pecador que necessita de uma conciliação nessa
grande questão entre ele e Deus.
A morte,
A escuridão
A triteza
A enfermidade
As lágrimas
A fadiga
A loucura
A confusão
O derramamento de sangue
O ódio enfurecido entre o home e
homem, fazendo da terra um subúrbio do inferno,
Assim o homem rejeita a idéia que
o pecado seja um crime, o qual Deus odeia, com ódio infinito, e o qual Ele, em
Sua justiça, deve condenar e punir.
A LEI NÃO PODE MUDAR, ASSIM
COMO DEUS NÃO PODE MUDAR E NEGAR A SI MESMO.
Paulo emprega muitos termos para
demonstrar a obra de Cristo.
Um dos assuntos que mais domina
aos Gálatas e aos Romanos é a justificação.
O verbo ‘justificar” é
dikaioõ, construído sobre a mesma raiz de justo(dikaios)
Justiça (dikaiõsynê)
A idéia expressa por dikaioõ é “declarar
justo” e não tornar justo, essa é a idéia principal da justificação, ou
seja Justo Juiz, de que aqueles que
crêem em Cristo, embora pecadores são justificados-
· São
considerados como justos, porque em Cristo passaram a desfrutar um correto
relacionamento com Deus.
a.
Paulo usou o verbo perdoar. (aphiêmi)
apenas uma vez.
i.
Romanos 4:7 - Bem-aventurados aqueles
cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
b.
O substantivo (aphesis) duas vezes
i.
Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção
pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
ii.
Colossenses 1:14 - Em quem temos a
redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
c.
Outro verbo que também significa perdoar
(chartzomai) duas vezes
i.
Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os
outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também
Deus vos perdoou em Cristo.
ii.
Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis
mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente
com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
iii.
Verbo “Justificar”- (dikaioô) quatorze
vezes e justifica (dikaiôsunê), 52
x (cinquenta e duas vezes).
d.
No entanto, esses termos estão concentrados em Romanos
e Gálatas.
e.
O embasamento da justificção do Apostolo Paulo,
so pode ser entendida, levando em consideração o pano de fundo do A.T.
f.
Entre os gregos, justiça era uma qualidade
humana inata.
i.
Platão designava (dikaiosynê) como uma das
quatro virtudes cardeais
a.
Justiça, sabedoria, temperança e coragem ou
fortaleza.
g.
A justiça no A.T. não é uma qualidade ética.
i.
O significado básico da palavra é ‘anorma, nas
questões do mundo, a qual os seres humanos
e as coisas têm que se conformar, e pela qual podem ser medidos.
ii.
O homem justo, (saddíq) é o homem que vive de
acordo com a norma dada.
iii.
O verbo justo (sadaq) que dizer viver de acordo
com a norma dada e, em certas formas, especialmente no causativo (hiphil)
significa declarar justo ou justificar.
h.
Basicamente, justiça é um conceito de
relacionamento. Quem cumpre as exigências, que lhe são impostas pelo
relacionamento em que se encontra, é considerado justo.
i.
Não é uma palavra que designa o caráter ético
pessoal, mas a fidelidade a um relacionamento.
j.
Justiça é o padrão que Deus determinou para a
conduta humana.
k.
O homem justo é aquele que, no juízo de Deus,
está de acordo com o padrão divino, e assim se encontra em um relacionamento
justo com Deus.
l.
A norma de justiça depende inteiramente da
natureza de Deus,
m.
Apenas Deus é quem pode decidir se um homem
cumpriu a norma que ele decretou para a justiça humana,
n.
O embasamento
da justiça e da justificação é finalmente a Teologia: o conceito de Deus
como o governante, o outorgador da lei e o juiz do mundo.
i.
Génesis 18:25 - Longe de ti que faças
tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe
de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
o.
A idéia de justiça é, com frequencia,
entendida em um contexto forense:
i.
O homem justo é aquele o juiz declara
estar livre de culpa. É obrigação do juiz absorver o inocente e condenar o
culpado.
ii.
Deuteronómio 25:1 - Quando houver
contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo
justificarão, e ao injusto condenarão.
p.
Deus muitas das vezes é retratado como juiz, dos
seres humanos:
i.
Salmos 9:7 - Mas o Senhor está assentado
perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
ii.
Salmos 33 :5 - Ele ama a justiça e o
juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.
iii.
Jeremias 11:20 - Mas, ó Senhor dos
Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança
sobre eles; pois a ti descobri a minha causa.
q.
A justiça de Deus foi concedida para recompensar
os seres humanos estritamente segundo as suas obras.
r.
O juiz nos tempos do A.T. que justificasse ou
absolvesse o homem mau provaria ser um juiz injusto.
II.
JUSTIÇA:
sig. Preservar as normas e conduta justa – a absolvição do inocente e a
condenação do culpado.
III.
Paulo afirma que, no próprio ato de
justificar o ímpio , Deus demonstrou-se justo.
a.
Romanos 3:26 - Para demonstração da sua
justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele
que tem fé em Jesus.
IV.
Deus é o legislador e o Justo Juiz, e é somente no juízo final , quando Deus apresentará um
veredicto judicial sobre cada homem que a justiça ou a injustiça, de cada um
será finalmente determinada.
V.
Somente Deus, que estabeleceu a norma para a conduta, pode determinar se um
homem seguiu essa norma e se é portanto, justo
VI.
O resultado do juízo final será uma declaração
de justiça, que significará a absolvição de toda culpa, ou a prova de
culpabilidade e subsequente condenação
VII.
O significado essencial da justificação portanto , é forense
(O nome
forense vem de um adjetivo em latim que significa “respeitante ao
fórum judicial”, ou seja, aquele que ajuda os tribunais a cumprir sua difícil
missão de fazer justiça. A popularidade do cientista forense surgiu
com as séries de TV, como a popular CSI, mas essa ciência existe desde o século
13) fonte: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/6-curiosidades-sobre-a-ciencia-forense/, que
envolve a absolvição pelo justo juiz.
II_ Divisão- A salvação através da substituição:
·
A salvação estava através da substituição
incorporada na primeira promessa em relação à semente da mulher e ao calcanhar
ferido
o
Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti
e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e
tu lhe ferirás o calcanhar.
Conclusão:
·
Foi a justiça que conciliou Deus e o homem, e o
homem com Deus
·
Assim como o pecado é um mal muito grande para
que qualquer um, a não ser Deus, a justiça também é muito elevada para que o
homem a alcance, muito elevada para que qualquer outro , senão Deus faça a faça
descer e a coloque à nossa disposição.
·
Deus trouxe a justiça para baixo e para perto de
nós.
·
Aquele que é tanto a propiciação pelos nossos
pecados
o
I João
2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente
pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
·
O advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o
Justo:
o
I João
2:1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não
pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o
justo.
·
Deus introduziu o principio da substituição em
Seu tribunal:
o
Ali Ele se assenta como juiz, o justo e o
justificador
o
Agindo pelo princípio da transferência ou
representação , mantendo a lei, a ainda manifestando sua graça:
§
Declarando que todos pecaram e carecem a glória
de Deus (Rm 3.23)
§
Que ninguém será justificado diante dele por
obras da lei, em razão de que a lei vem o pleno conhecimento, do pecado (Rm
3.20)
§ E
ainda apresentando uma fiança divina no seu sangue , como PROPICIAÇÃO, mediante
a fé, ára manifestar a sua Justiça, para a remissão dos pecados anteriormente
cometidos
·
Romanos 3:25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu
sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes
cometidos, sob a paciência de Deus;
·
26 - Para demonstração da sua justiça neste
tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
·
27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por
qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
·
28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado
pela fé sem as obras da lei.
Ali Ele se assenta como
juiz, O Justo e o Justificador
o Seu
governo justo demonstra,
§
Sua perfeição,
o Romanos
3 :22 – 26
o
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus
Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
o
23 - Porque todos pecaram e destituídos estão
da glória de Deus;
o
24 - Sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
o
25 - Ao qual Deus propôs
para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua
justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
o
26 - Para demonstração da sua justiça
neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé
em Jesus.
Batismo:
·
Pelo primeiro Adão somos banidos da presença de
Deus e do paraíso
·
Pelo segundo Adão, nós somos trazidos de volta de nossa perambulação, restaurados
ao favor divino e recolocados no paraíso de Deus.
·
Seu batismo tem a mesma importância que Sua
circuncisão:
o
Ela não precisava do símbolo da morte e da purificação
o
Pois ele era totalmente puro,
·
Isaías 53 :4 -
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores
levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
·
5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas
transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz
a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
·
6 - Todos nós andávamos desgarrados como
ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele
a iniqüidade de nós todos.
·
7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a
sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda
perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
·
8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem
contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela
transgressão do meu povo ele foi atingido.
·
9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e
com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na
sua boca.
·
10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo,
fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a
sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará
na sua mão.
·
11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua
alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo,
justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
·
12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com
os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e
foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e
intercedeu pelos transgressores.
Reconciliação:
·
A reconciliação é, antes de tudo , um ato divino objetivo, pelo qual
Deus removeu a barreira do pecado, qye separava o homem de Deus.
·
II Coríntios 5 :19 - Isto é, Deus estava em Cristo
reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós
a palavra da reconciliação.
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